
Bono, vocalista dos U2, Didier Drogba (Chelsea), Joe Cole (Chelsea), Javier Mascherano (Liverpool), Andrei Arshavin (Arsenal), Marco Materazzi (Inter de Milão), Denilson (Arsenal), Lucas Neil (Everton), Clint Dempsey (Fulham) e Seol Ki-Hyeon (Fulham), anunciam parceria entre a NIKE e a (RED)
Trata-se de uma aliança exclusiva, com o duplo objectivo de lutar contra o VIH/sida em África, através de programas baseados no futebol, que ofereçam educação e medicamentos às comunidades locais. A parceria pretende mobilizar a juventude e aproveitar o poder do desporto para fazer com que o conceito do movimento (RED) seja mais acessível e atinja um maior número de pessoas.
No evento de apresentação da parceria, a 30 de Novembro, Bono esteve acompanhado de Mark Parker, CEO da NIKE, e de vários futebolistas de todo o mundo, para sublinhar a necessidade de haver uma acção e uma participação mundial contra o VIH/sida no continente africano.
“A luta contra a sida em África precisa de marcas icónicas, que garantam um diálogo de confiança com os consumidores, para poder potenciar a acção e o compromisso”, afirma Bono, co-fundador da (RED). “A NIKE é um parceiro incrível para ajudar a impulsionar a mudança social, a prevenção e a compreensão do VIH/sida. Ao juntar o desporto com a educação, passamos a contar com uma poderosa ferramenta para esta luta urgente e contínua”.
A NIKE tem um grande histórico de apoio a causas mundiais, ao gerar a consciencialização do consumidor e fomentar a participação. “Como marca global e empresa criativa, a NIKE pode ter um papel importante na difusão desta mensagem vital”, considera Mark Parker, CEO da NIKE. “Ao utilizar o futebol como catalisador, queremos fazer com que a (RED) seja facilmente acessível às pessoas de todo o mundo, para que se unam na luta contra o VIH/sida em África”.
O conceito da iniciativa conjunta da Nike e da (RED) é muito simples: convidar as pessoas a, simbolicamente, “atar os atacadores para salvar vidas”, através da compra de um par de atacadores Nike (RED). É este o lema da iniciativa. Ao comprar um par destes atacadores, a NIKE vai encaminhar 100 por cento dos resultados da respectiva venda para a (RED) e para o Fundo Mundial, que distribui medicamentos aos infectados com o VIH/sida, bem como para iniciativas comunitárias, baseadas no futebol, que proporcionem educação e divulgação para a prevenção do vírus.
Apesar dos avanços nas tentativas de reduzir as infecções pelo VIH/sida em África, com uma descida da prevalência da doença em 14 países, esta continua a ser um dos maiores desafios de saúde que o mundo enfrenta na actualidade. Todos os dias morrem 4100 homens, mulheres e crianças na África subsariana, e surgem 6 mil novas infecções diárias em homens e mulheres com idades entre os 15 e os 24 anos.
“A necessidade de uma educação sustentada e o fornecimento de medicamentos vitais na África subsariana é tão urgente na actualidade como o era no início da epidemia, com 68 por cento de infectados entre a população que vive nessa região”, revela Michael Kazatchkine, director executivo do Fundo Mundial. A aliança entre a NIKE e a (RED) permite que cheguemos às pessoas nas suas comunidades, através do poder que o futebol tem de transportar as mensagens sobre o VIH/sida de forma convincente e positiva”.
Os atacadores da NIKE (RED) vão estar disponíveis nas lojas NIKE e nos principais representantes de todo o mundo a partir de 1 de Dezembro (Dia Mundial da sida), e também podem ser adquiridos através do site nike.com
Acerca da (RED)
O principal objectivo da (RED) é o de envolver o sector privado no sentido de aumentar a consciencialização e o financiamento para o Fundo Mundial, para conseguir erradicar o VIH/sida em África. Desde que foi criada, a (RED) gerou 140 milhões de dólares para o Fundo Mundial.
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