26 de dezembro de 2009

Nike e (RED) unem poder do desporto à luta contra o VIH/sida em África



Bono, vocalista dos U2, Didier Drogba (Chelsea), Joe Cole (Chelsea), Javier Mascherano (Liverpool), Andrei Arshavin (Arsenal), Marco Materazzi (Inter de Milão), Denilson (Arsenal), Lucas Neil (Everton), Clint Dempsey (Fulham) e Seol Ki-Hyeon (Fulham), anunciam parceria entre a NIKE e a (RED)





Trata-se de uma aliança exclusiva, com o duplo objectivo de lutar contra o VIH/sida em África, através de programas baseados no futebol, que ofereçam educação e medicamentos às comunidades locais. A parceria pretende mobilizar a juventude e aproveitar o poder do desporto para fazer com que o conceito do movimento (RED) seja mais acessível e atinja um maior número de pessoas.
No evento de apresentação da parceria, a 30 de Novembro, Bono esteve acompanhado de Mark Parker, CEO da NIKE, e de vários futebolistas de todo o mundo, para sublinhar a necessidade de haver uma acção e uma participação mundial contra o VIH/sida no continente africano.
“A luta contra a sida em África precisa de marcas icónicas, que garantam um diálogo de confiança com os consumidores, para poder potenciar a acção e o compromisso”, afirma Bono, co-fundador da (RED). “A NIKE é um parceiro incrível para ajudar a impulsionar a mudança social, a prevenção e a compreensão do VIH/sida. Ao juntar o desporto com a educação, passamos a contar com uma poderosa ferramenta para esta luta urgente e contínua”.
A NIKE tem um grande histórico de apoio a causas mundiais, ao gerar a consciencialização do consumidor e fomentar a participação. “Como marca global e empresa criativa, a NIKE pode ter um papel importante na difusão desta mensagem vital”, considera Mark Parker, CEO da NIKE. “Ao utilizar o futebol como catalisador, queremos fazer com que a (RED) seja facilmente acessível às pessoas de todo o mundo, para que se unam na luta contra o VIH/sida em África”.
O conceito da iniciativa conjunta da Nike e da (RED) é muito simples: convidar as pessoas a, simbolicamente, “atar os atacadores para salvar vidas”, através da compra de um par de atacadores Nike (RED). É este o lema da iniciativa. Ao comprar um par destes atacadores, a NIKE vai encaminhar 100 por cento dos resultados da respectiva venda para a (RED) e para o Fundo Mundial, que distribui medicamentos aos infectados com o VIH/sida, bem como para iniciativas comunitárias, baseadas no futebol, que proporcionem educação e divulgação para a prevenção do vírus.
Apesar dos avanços nas tentativas de reduzir as infecções pelo VIH/sida em África, com uma descida da prevalência da doença em 14 países, esta continua a ser um dos maiores desafios de saúde que o mundo enfrenta na actualidade. Todos os dias morrem 4100 homens, mulheres e crianças na África subsariana, e surgem 6 mil novas infecções diárias em homens e mulheres com idades entre os 15 e os 24 anos.
“A necessidade de uma educação sustentada e o fornecimento de medicamentos vitais na África subsariana é tão urgente na actualidade como o era no início da epidemia, com 68 por cento de infectados entre a população que vive nessa região”, revela Michael Kazatchkine, director executivo do Fundo Mundial. A aliança entre a NIKE e a (RED) permite que cheguemos às pessoas nas suas comunidades, através do poder que o futebol tem de transportar as mensagens sobre o VIH/sida de forma convincente e positiva”.
Os atacadores da NIKE (RED) vão estar disponíveis nas lojas NIKE e nos principais representantes de todo o mundo a partir de 1 de Dezembro (Dia Mundial da sida), e também podem ser adquiridos através do site nike.com

Acerca da (RED)

O principal objectivo da (RED) é o de envolver o sector privado no sentido de aumentar a consciencialização e o financiamento para o Fundo Mundial, para conseguir erradicar o VIH/sida em África. Desde que foi criada, a (RED) gerou 140 milhões de dólares para o Fundo Mundial.

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